Nova receita de Biscoitinhos Lolita

 Lolitas ou Pastel Suíço, ou como eu falava: goiabinha em formato de pastel (rs)



receita bem fácil de fazer, simples, mas que precisa de paciência na hora de montar, requer um pouco de concentração, mas no final tudo valerá a pena!

Comi esses biscoitinhos uns meses atrás, quando a minha sogra ganhou de uma amiga lá da bahia. Meu namorado e eu achamos delicioso e deu vontade de comer mais vezes, porém, quem que ia trazer da bahia?! resolvi procurar, pesquisar e achei, testei algumas vezes: com queijo parmesão, sem queijo, maior, menor... e todas as vezes ficou bom demais!


ingredientes:

  • 2 xícaras de Farinha de trigo (240 gramas)
  • 2 colheres de sopa de Açúcar (30 gramas)
  • 40 g de Queijo parmesão ralado (4 colheres de sopa/ 1 pacotinho de mercado)
  • 8 colheres de sopa de Manteiga (160 gramas)
  •  Goiabada cascão ou a que tiver em casa (funciona super com outro tipo de goiabada)

modo de fazer:
  1. em uma tigela coloque a manteiga já em temperatura ambiente e mexa um pouco com uma colher ou espátula pra ficar mais cremosa. Adicione o açúcar e o queijo e mexa novamente.
  2. vá colocando a farinha aos poucos e mexendo com as pontas dos dedos (como se estivesse fazendo aquela massa podre sabe?) até criar uma massa homogênea.
  3. observação: a massa ficará beeeem amanteigada viu? ela vai soltar da tigela e das mãos, mas continuará oleosa.
  4. pegue um pouco de massa e faça uma bolinha, o tamanho vai depender de você. Eu já fiz pequeninas pra colocar em saquinhos e dar de presente, mas também fiz maiores pra comer sem culpa.
  5. Voltando... faça a bolinha e coloque na palma da mão e amasse para ela abrir e formar um círculo, vá fazendo delicadamente, e não deixe muito fina se não a massa vai quebrar quando colocar a goiabada.
  6. Corte a goiabada em pedacinhos finos e coloque no meio da massa, feche como se estivesse fazendo pastel sabe? com delicadeza porque a massa vai quebrar na dobra, mas é só apertar novamente que ela gruda. Corte as rebarbas se necessário.
  7. Coloque os biscoitinhos numa assadeira, sem untar e enfarinhar, e leve pra geladeira por 30 minutos.
  8. Retire da geladeira e coloque no forno pré-aquecido a 180ºC, 20 minutos (pode ser um pouco menos ou mais, dependendo do seu forno. O meu demora um tiquinho mais).
  9. Assim que ficar douradinho pode retirar, deixe esfriar para removê-los da assadeira e passe os biscoitinhos no açúcar de confeiteiro.
Estão prontos pra se deliciar!




Comentários