Acordei hoje pensando em "o que é ser budista?" Depois de dois encontros de diálogo humanista no final de semana, e um anime que estou assistindo, comecei a pensar bastante sobre...
Começando do começo: pratico o budismo de Nichiren Daishonin, e faço parte de uma organização não governamental chamada Brasil Soka Gakkai Internacional (BSGI), desde os 8 anos de idade, mas me converti mesmo, tem alguns anos (ainda não sei porque meus pais não me converteram com eles lá em 1996 hahaha), mas tudo bem, porque budismo e a vida não são 2 coisas separadas.
. . .
Estou assistindo Naruto, e em alguns episódios me peguei refletindo sobre a minha postura em relação à prática do budismo e em como encaro a vida.
O que mais me chamou atenção, por enquanto, e fiquei pensando, foi na questão da determinação e acreditar em você mesmo, independente do que os outros achem ou falem, usar dos sentimentos negativos e de seus "inimigos" como combustível pra crescer e se tornar mais forte, os juramentos que Naruto faz por ele e por seus amigos, e a sua postura em relação aos obstáculos enfrentados, seja numa luta ou nas falas das pessoas.
A questão é essa... como extrair essa força, fazer brotar novamente esse sentimento de dentro e de fato orar e praticar com determinação? Como, apesar de todos os problemas da vida, continuar acreditando no seu potencial e saber que você sempre pode mais? Porque na teoria é lindo, você entende tudo o que está escrito nos livros...e os incentivos do Sensei são maravilhosos, porém, colocar em prática é bem diferente. Não é fácil, não é só sentar lá e "falar" o mantra, desejando que tudo dê certo e esperar que as coisas aconteçam...
Sensei já dizia: "quando você muda a sua mente, o seu ambiente também muda. E quando o seu ambiente se transforma, o mesmo acontece com a sociedade." (Daisaku Ikeda)
É isso, assim como Naruto, todos podem mudar, (com muita dedicação e treinamento) e isso acaba influenciando os outros que o observam a mudarem também, tanto a sua vida, quanto os seus pensamentos em relação a ele.
E eu devo mudar a minha mente e meu coração. Acreditar mais em mim, no meu potencial e que posso me tornar melhor a cada dia. Fortalecer e elevar o meu estado de vida, todos os dias, fazendo com que eu consiga enxergar que sim, eu posso! A mudança começa comigo, e depende só depende de mim colocar em prática e agir.
Mesmo em meio ao sofrimento, conseguir dar o seu melhor, por e pra você, e para os outros (porque nós estamos todos conectados. A atitude de um pode mudar a vida de bilhões). As dúvidas que surgem, os obstáculos que aparecem, as quedas que levamos, o caos desse mundão doido em que vivemos, as pessoas ao nosso redor, a nossa própria mente, e qualquer outro motivo que possa aparecer, ser budista, no meu caso, é nunca desistir de um amanhã melhor, é levantar-se só e acreditar que é possível, é ter como ponto primordial a fé, prática e os ensinamentos, é estudar constantemente, dialogar com as pessoas, e orar daimoku pra ter sabedoria e se fortalecer cada vez mais. Porque o que eu falo e principalmente o que eu faço, afeta o meu ambiente e as pessoas que fazem parte dele.
Temos bons exemplos por aí, seja na vida real, como um mestre que nos orienta diariamente, ou seja num desenho - um anime - com personagens inventados, mas que trazem questões bem importantes de como conduzir a nossa vida. Só precisamos prestar atenção e enxergar de coração aberto.
Paula R. Alvarez
Comentários
Postar um comentário