Teatro: Vozes da Floresta - Chico Mendes Vive!


Nesse final de semana, Ipiranga Feelings e eu fomos assistir uma peça no Teatro do Sesc Ipiranga. Não procurei resenhas sobre a peça, nem nada do tipo, então a única coisa que sabia era: a atriz e que se referia a Chico Mendes. Confesso que sei muito pouco sobre a sua história - não lembro de ter estudado na escola ou falado sobre o assunto com amigos e familiares. (Uma pena ter conhecimento tanto tempo depois)

Mas nessa apresentação Lucélia Santos e Francisco Carvalho, em 70 minutos, apenas os dois e gravações de áudio e vídeo de Chico Mendes, nos envolvem, nos fazem questionar muita coisa e também conseguimos soltar umas risadas ... poucas, mas conseguimos.

Intérprete de libras - do lado direito do palco


"Vozes da Floresta" conta a história de resistência do movimento dos seringueiros acreanos, a partir da trajetória do líder ambientalista Chico Mendes". (Zezé Weiss. Jornalista socioambiental, escritora e autora)


Não conhecia toda a luta de Chico Mendes e seus companheiros, muito menos do envolvimento de Lucélia Santos. Poder ouvi-la no final, como ela mesmo, sem interpretação, foi emocionante, ver em seus olhos o brilho e as lágrimas, a força e a resistência. Fico pensando qual o meu papel nisso... Como poder proteger, lutar, resistir nos dias de hoje, onde a cada minuto somos engolidos por acontecimentos mundiais, política, correria do nosso dia-a-dia... como ter e ser um agente de transformação, de fato?
Penso também que, há tantos anos pessoas lutam pra preservar o que temos de mais importante, são reconhecidas mundialmente, e mesmo assim, como no caso de Chico Mendes, acabam sendo silenciadas ou assassinadas.

Como as pessoas não dão o real valor e importância ao meio ambiente? Ao respeito e dignidade humana? Tantos anos batendo na mesma tecla, reforçando que é fundamental cuidarmos da nossa mata, prestarmos atenção em nosso consumo, levarmos uma vida mais sustentável e etc... tanto desmatamento, invasões, mortes, ganância, qual o futuro que isso nos deixará? Na verdade nem é mais o futuro, é o agora, o presente. Já sentimos e vivemos isso HOJE.

Temos plena consciência de que nossas ações tem impacto, não só aonde vivemos, mas no mundo todo. Quanto tempo mais teremos que falar sobre meio ambiente? proteção da vida? Infelizmente a vida humana perdida não é recuperada, e os recursos ambientais uma hora acabarão. E ai? como ter vida sem a fonte dela?



Comentários