Livro: "Cidadania Planetária: Seus Valores, Suas Crenças e Suas Ações Podem Criar Um Mundo Sustentável"

Dois ativistas globais de renome exploram a ascensão dos "globalistas populares" - cidadãos do mundo que estão assumindo a responsabilidade pela construção de um futuro mais pacífico, harmonioso e sustentável. (...) Em vez de insistir apenas em profecias de fim de mundo, Henderson e Ikeda adotam um otimismo profundo, porém prático em relação ao potencial e à capacidade do ser humano de construir um futuro mais brilhante.

"de todas essas tradições humanas de sabedoria, quais são os ensinamentos que podem nos conduzir para um futuro de paz, harmonia e justiça com todas as formas de vida? Quais crenças provaram ser incoerentes e precisam ser descartadas à medida que continuamos com nossa jornada, agora como espécies planetárias e também interplanetárias?".

"será que somos simplesmente 'macacos nus', uma espécie de mamíferos que coloniza cada canto do planeta Terra, devorando 40% de toda a produção fotossintética primária de sua biosfera e conduzindo as demais espécies para outra Grande Extinção?".

"mas agora, no início do século 21, atingimos nossos limites. A busca egoística da felicidade surtiu um efeito contrário, trazendo o sofrimento, resultante dos problemas ambientais e tecnológicos, e levando à proliferação das armas de distribuição em massa." 

"todos nós vivemos no mesmo planeta. Por isso, devemos empregar o diálogo para aprofundarmos a compreensão mútua e para redirecionarmos o vetor da história, mudando-o da confrontação para a coexistência pacífica e do isolamento para a solidariedade".

"não é difícil tornar-se um cidadão planetário (...) é possível obter uma compreensão imediata sobre questões como a poluição ambiental, a pobreza e a fome pela televisão e por outros meios de comunicação. E então, consciente de ser um cidadão planetário e da responsabilidade que isso implica, a pessoa faz o máximo que puder no local onde vive para estimular a ação a fim a lidar com esse problemas. Esse é o espírito que está incorporado no lema de René Dubos: "Pensar Globalmente, Agir Localmente!"."




"O preâmbulo - da Carta da Terra -  começa assim: Estamos diante de um momento crítica na história da Terra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro ... A escolha é nossa: formar uma aliança global para cuidar da terra e uns dos outros, ou arriscar a nossa destruição e a da diversidade da vida (...) São necessárias mudanças fundamentais dos nossos valores, instituições e modos de vida. Devemos entender que, quando as necessidades básicas forem atingidas, o desenvolvimento humano será primariamente voltado a ser mais, e não a ter mais."



clique aqui para saber mais sobre A Carta da Terra 



Comentários