7 de Abril - Dia Mundial da Saúde

Bom, como eu disse no post anterior, passei por umas mudanças nesses tempos, mudanças pessoais.

Uma delas foi: deixei de comer carnes (boi, frango, porco), continuo comendo peixe e frutos do mar, ainda não consegui parar e por enquanto, para falar a verdade, não quero. Isso já tem alguns meses, desde o ano passado que não como. Vários foram os motivos: gosto e cheiro ruins da carne, frango nunca fui muito afins, e do porco gostava mesmo era de bacon. Além de várias matérias que vi na internet, e então comecei a me conscientizar e decidi. Não foi algo forçado, nem imposto por alguém, até porque quando é assim, não conseguimos alcançar nenhum objetivo que queremos. Mas foi um processo natural, ainda sinto vontade de comer, tipo, um hamburguer ~ risos ~, mas existe muita opção vegetariana deliciosíssima (no Hamburguer Lab, tem um ótimo, apesar de ser mole e ter que comer com garfo e faca, mas é muito bom!). 
Mas essa coisa com alimentos já vem desde alguns anos, quando me interessei mais por culinária e assistia Jamie Oliver. Aquelas informações sobre alimentos processados e prontos, me fez parar de comer miojo, nuggets, hambúrguer congelado e todas essas besteiras. Comecei a ter mais consciência daquilo que comia e do que acontecia no meu organismo. Tive problemas também, com o leite de caixinha, passei muito mal durante algumas semanas e me dei conta do que era. Tentei o leite de aveia, mas achei muito aguado, o de amêndoa - bem caro, então fui nos leites em pó, e me fizeram bem!
Enfim, não sou chata na hora de comer, como de tudo, (menos jiló e o que já citei acima ~ risos ~), mas há algum tempo tenho sido seletiva. Não sou 100% saudável, enfio o pé na jaca várias vezes, mas na semana, em casa, sempre temos arroz, feijão, legumes e vegetais, sempre foi assim....


Pé de Acerola da minha casa


O assunto, depois de toda essa introdução, é que semana passada e essa, eu li matérias sobre a ingestão de agrotóxicos acima do recomendado, adivinha por quem? NÓS! Exato, nós ingerimos diariamente = veneno. Podem ler aqui uma estatística da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), retirada do site Hypeness (clique para ler a matéria inteira), que está muito interessante por sinal, e eu fiquei chocada com os números. Por exemplo:
Fonte

"O Brasil é o maior consumidor mundial de agrotóxicos. Se todos os defensivos agrícolas utilizados por ano em nosso país fossem divididos pela população, daria um galão de 5,2 litros para cada brasileiro. "



Mais um trecho retirado do site Hypeness:

"Em nosso país temos mais de 400 tipos de agrotóxicos registrados. Entre eles, pelo menos 14 venenos proibidos no resto do mundo acabam sendo desovados por aqui e têm permissão para o comércio. Na União Europeia e Estados Unidos, são considerados lixos tóxicos. No Brasil manuseamos, respiramos, bebemos e comemos. Alguns a gente até proíbe, mas a venda e o uso ilegal correm soltos pelo campo frente a uma fiscalização falha. E, das substâncias permitidas, em inúmeros casos são aplicadas quantidades acima dos limites aceitáveis. Até porque há um mito entre produtores rurais de que, quanto maiores as doses, mais tempo a lavoura fica livre de pragas. Mas parece que esse controle se tornou ele próprio a maior praga. Porque os impactos na saúde pública são evidentes.A cada 90 minutos, um brasileiro é envenenado em decorrência do uso de agrotóxicos no país." 

Sempre fui fã do Jamie Oliver (cito ele, porque foi o primeiro cozinheiro/chef, que vi falando sobre alimentação saudável, e fez acontecer o "Food Revolution"), e o que ele faz por todos, desde sempre falou da importância dos alimentos, desde o cultivo até o preparo para comer, optando por produtos orgânicos ou o mais saudável possível.
Sei que na nossa correria do dia-a-dia não conseguimos procurar por esses alimentos, também o custo as vezes não nos permite comprar tudo o que queremos, pois são produtos mais caros, mas se olharmos a qualidade, não sai tão caro, não é mesmo? Mas aos finais de semana acontecem feiras orgânicas pela cidade, aqui em São Paulo, achei duas no Ibirapuera que quero conhecer. Tenho a oportunidade em casa de consumir alguns alimentos livres de agrotóxicos, um casal tem uma fazenda, e 1 vez por semana passam em casa para vender seus produtos, são ótimos! Mas ter essa opção de feira, mais barato e com mais opções, é demais! Achei um site que indica várias feiras pelo Brasil -> "Feiras Orgânicas".
Meu mini pé de amora

Não é somente questão de querer ser mais saudável, mas de conscientização, de querer o bem: para o seu corpo, dos pessoas que você gosta e principalmente, do meio ambiente. A boa saúde, começa de dentro. Beba água, coma bons alimentos, você se sentirá bem, os outros seguirão o exemplo e o planeta agradecerá!


Comentários

  1. Paula, realmente é muito agrotóxico, não pensei que fosse tanto!
    Também preciso me conscientizar e procurar produtos de mais qualidade.
    Que bom que vc voltou a postar.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, eu sabia que não era bom, claro, e que a maioria tinha....mas eu não tinha noção de quão prejudicial é pra saúde e para o meio ambiente!
      Depois lê a matéria no Hypeness, vai ficar chocada hehehe

      E é bom saber....Obrigada :)) Estava com saudades daqui!


      beijãozão

      Excluir

Postar um comentário